segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Guimarães Rosa - Manuelzão e Miguilim


RESUMO

Manuelzão e Muguilim, assim como as obras No Urubuquaquá, no Pinhém e Noites do Sertão, inicialmente era parte integrante do livro Corpo de Baile, publicado em 1956.
Compõem a obra duas novelas: “Campo Geral” e “Uma Estória de Amor”.

CAMPO GERAL
Esta novela tem como personagem principal Miguilim, um garoto de oito anos que morava na mata do Mutum com a família.
Dos irmãos, Miguilim era o mais velho. Depois vinha Dito, irmão que tinha a maturidade de um adulto e fazia reflexões sobre as coisas da vida. Para tristeza de todos, acabou morrendo de tétano.
Tomé era o irmão caçula. Havia ainda as irmãs Drelina e Chica e Liovaldo, o mais velho, que morava com o tio Osmundo.
O pai de Miguilim era Nhô Bernardo Caz, que nutria grande ciúme pela esposa, devido à traição com o tio Terêz, que é expulso de casa.
Além de tio Terêz, a mãe tem um caso com Luisaltino, trabalhador da lavoura, assim como o pai. Este, louco de ciúme, mata Luisaltino e enforca-se. Posteriormente, tio Terêz casa-se com a mãe e volta a morar com a família.
Outra personagem que se destaca é a vovó Izidra, magra e que se irrita com tudo.
Miguilim preocupava-se com seu estado de saúde. Achava que ia morrer, pois estava muito magro.
No entanto, ele não morre, mas tem uma revelação que transforma sua vida. Um dia o doutor José Lourenço vem na Vereda do Tipã e põe óculos no menino, percebendo sua dificuldade para enxergar. Ele, então, passa a ver todas as coisas com mais nitidez e encontrar beleza no Mutum, em cada elemento da natureza, em cada pessoa. Descoberta sua miopia, Miguilim descobre-se a si mesmo e admira a grandeza do mundo e sua própria existência.

UMA ESTÓRIA DE AMOR
Novela narrada em terceira pessoa, Uma Estória de Amor tem como protagonista Manuel Jesus Rodrigues, o Manuelzão, administrador de fazenda de gado Samarra. Este velho vaqueiro vivia de um lugar para outro, conduzindo boiada, vindo a fixar-se num só lugar apenas no final da vida.
O personagem realiza uma festa de inauguração de uma capelinha construída a fim de homenagear sua mãe. São mostrados os preparativos, os sertanejos advindos de várias regiões, a chegada do padre e a festa.
A novela valoriza a tradição oral, misturando casos e questionamentos metafísicos, como a busca de Manuelzão pela razão de sua existência.
Várias histórias se intercalam, muitas delas remetendo ao folclore sertanejo.
Manuelzão, aos sessenta anos, vai em busca de seu filho, Adeiço, que se casara e vivia do trabalho na lavoura, ao lado de sua família, diferentemente do pai, mas de modo semelhante ao avô, para desgosto do primeiro.
No final da novela, Manuelzão está prestes a conduzir mais uma boiada, carregando consigo apenas as lembranças da festa e de suas próprias experiências.

In: Manual de literatura: literatura brasileira, literatura portuguesa. LEDO, Teresinha de Oliveira. São Paulo. DCL.2001.Pg.309-311.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Vanguarda Europeia

FUTURISMO
Tendência que mais influenciou a primeira fase do Modernismo. Propunha:
- liberdade de expressão;
- destruição da sintaxe;
- abolição da pontuação;
- uso de símbolos matemáticos e musicais;
- desprezo ao adjetivo e ao advérbio.
Surgiu em 1909, com Marinetti.

EXPRESSIONISMO
Manifestação dos povos nórdicos, germânicos e eslavos. Voltou-se para os produtos artísticos dos primitivos e para as manifestações do mundo interior, expressas no uso aleatório de cores intensas e distorções de formas. Surgiu em em 1911.
Influenciou sobretudo os quadros de Anita Malfatti.

CUBISMO
Segundo essa tendência, as figuras, reduzidas a formas geométricas, apresenta,, ao mesmo tempo, o perfil e a frente, mostrando mais de um ângulo de visão. Nasceu em 1907, com Picasso.
A literatura cubista preocupou-se com a construção física do texto, originando o Concretismo da década de 50.

DADAÍSMO
Negava o presente, o passado, o futuro, e defendia a ideia de que qualquer combinação inusitada promove um efeito estético. Surgiu em 1916, com Tristan Tzara.

SURREALISMO
Caracterizou-se pela busca do homem primitivo através da investigação do mundo do inconsciente e dos sonhos. Esse movimento originou-se em 1924, com André Breton.
Na literatura, o traço fundamental foi a escrita automática. Salvador Dali destacou-se entre os principais surrealistas europeus.

Gêneros Literários - RESUMO

LÍRICO Revelação subjetiva de uma exposição dos sentimentos humanos, como alegria, tristeza, amor, inquietação, fatalidade.
exs: soneto - hino - ode - elegia - epitalâmio - idílio - égloga - sátira
NARRATIVO Mundo exterior e das relações do homem com este mundo. Gênero mais objetivo, com predominância de um narrador que conta um fato, num ambiente dotado de elementos como: tempo, espaço, personagem, ação.
exs: conto - romance - novela - crônica
DRAMÁTICO Personagens falam diretamente, expondo dramas e conflitos. O texto dramático é feito para encenação teatral, isto é, é representado por atores que encarnam personagens.
exs: tragédia - comédia - tragicomédia - drama - farsa - auto

MODERNISMO: Primeira fase

(1922 - 1930)

Também chamada de "heróica", foi a que mais combateu a tradição; marcou-se por intensa produção em poesia, cujas principais características foram:

a) utilização do verso livre;
b) procura de uma língua "brasileira", privilegiando por isso a linguagem coloquial;
c) uso de linguagem telegráfica, condensada;
d) ausência de pontuação;
e) valorização do cotidiano;
f ) uso de paródias com sentido de dessacralizar a tradição;
g) uso do humor (poema-piada);
h) criação de neologismos;
i ) aproximação da linguagem da prosa.

MODERNISMO: Segunda Fase

(1930 - 1945)

Contexto Histórico:
- quebra da Bolsa de Nova York (1929);
- estados facistas (Alemanha, Itália, Espanha e Portugal);
- Revolução de 30;
- Estado Novo (ditadura Vargas).

Características:
Poesia
- aproveitou e amadureceu as propostas de 22, eliminando exageros e gratuidades;
- reabilitou algumas formas tradicionais, como o soneto e o verso rimado;
- temática politizada, sem afastar-se das temáticas espirituais e de introspecção.

Prosa
- a "era do romance brasileiro";
- romance regionalista, com um escritor engajado, crítico das relações sociais;
- romance urbano.




MODERNISMO: Terceira fase

(de 1945 até os dias atuais)

Contexto histórico:
a) no mundo - início da Guerra Fria;
- conflitos localizados em todo o mundo.

b) no Brasil - deposição de Vargas (1945);
- início da redemocratização;
- implantação e incentivo às indústrias automobilística, siderúrgica e mecânica.

Características:
Prosa
- regionalismo (Guimarães Rosa);
- sondagem psicológica (Clarice Lispector);
- tendências atuais = prosa política, urbana, intimista, memorialista.

Poesia
- geração de 45 = neoparnasianos;
- tendências atuais = concretismo, poesia/processo, poesia práxis;
- poesia social;
- poesia marginal.