terça-feira, 17 de maio de 2011

A Literatura Árabe

O amor e a guerra, temas habituais na literatura, aparecem nas primeiras manifestações da poesia lírica árabe entre os séculos IV e VI. Cabe lembrar que por esses dias os árabes eram, em sua maioria, povos nômades. No século VII, a prédica de Maomé e seus triunfos políticos e militares conseguem unificá-los e o Corão se converte em O livro do Islã. As expressões profanas já não tinham cabimento, e somente depois da morte de Maomé, e ao entrar em contato com o mundo persa, produzir-se-ão um renascer da poesia e da prosa.

A INFLUÊNCIA DO CORÃO
Ainda que houvesse expressões anteriores, afirma-se com frequencia que a literatura árabe começa com o Corão, fruto da prédica de Maomé, mas ditado diretamente por Alá. Sua influência é decisiva para afirmar e unificar a língua árabe, com mais eficácia que a das academias de letras.
Embora a poesia anterior apareça citada em alguns casos e sempre em tom depreciativo, conseguiu sobreviver à memória popular por meio de recitadores de versos de seus antecessores, que costumavam modificá-los e melhorá-los adaptando-os a seus ouvintes e às circunstâncias. Maomé, ainda que desdenhasse da poesia anterior, não se privou de contar com alguns poetas ao seu redor; entre outros, Al Hutaya, conhecido por “o Anão”, o cristão Al Akhtal e Kab Ib Zuhair, autor da casida al burda, uma loa de agradecimento ao Profeta que depois de condená-lo à morte o perdoou e lhe presenteou com seu manto. A casida é uma composição poética que consta de três partes: um prólogo, um eixo central e um panegírico ou uma sátira, dependendo de estar dedicado a um amigo ou inimigo.

O CALIFADO ABASSI
Quando o califado abassi derrotou e praticamente exterminou seus antecessores omeyas, a capital do império muçulmano foi transferida para Bagdá. Sob o governo de Harun Al Rashid, a cidade converteu-se no centro de uma grande atividade cultural. Floresceram as artes e as ciências, sobretudo a medicina, a teologia e as matemáticas. No campo da literatura, destacam-se poetas como Al Hariri, Masudi e Ibn Khaldun. Al Hariri foi o principal difusor das magama, breves relatos rimados, de tom satírico, que descrevem em geral as andanças de algum personagem marginal.
Há ainda toda uma literatura do xadrez que se deve à inspiração dos autores árabes. Foi escrita entre os anos 750 e 950, durante os dois primeiros séculos do califado abassi. Os especialistas a definem como “obras-primas da estratégia do xadrez”.
No período de maior esplendor do califado abassi, entre os anos 800 e 1000, surge a tradição oral de As mil e uma noites. Recopiladas através dos anos, sai primeira versão escrita por um autor anônimo é do século XV. Os numerosos relatos que a integram são originários de diversas culturas. Procedem da Índia, do Afeganistão, do Uzbequistão, do Iraque e sobretudo da Pérsia.


O SUSPENSE COMO RECURSO
O sultão Chahriar, informado de que sua esposa lhe é infiel, manda matá-la e estende sua vingança a todas as donzelas do reino. Cada noite lhe trazem uma virgem, que ao amanhecer será decapitada. Quando chega a vez de Sherazade, ela começa a lhe contar um conto que o entusiasma, mas o interrompe no momento culminante e promete o final para a noite seguinte. O recurso da ficção dentro da ficção, do relato voltando a si mesmo, fazia sua aparição na literatura. Ali Babá e Aladim e sua lâmpada maravilhosa são alguns dos protagonistas desses relatos, muitas vezes expurgados nas traduções por conter excesso de assassinatos e adultérios. Finalmente, Sherazade consegue seu propósito. Mostra ao sultão o filho de ambos e se casam.

MUÇULMANOS NA ESPANHA
A presença muçulmana na Península Ibérica durante quase oito séculos teve uma grande influência na posterior evolução da literatura. Os poetas andaluzes árabes cultivaram as moaxajas, composições poéticas medievais escritas em árabe que terminavam com uma jarcha ou canção tradicional escrita em moçárabe, língua que cristãos e muçulmanos falavam na Espanha Islâmica.

DE GIOVANI, Fernando. Atlas de literatura. São Paulo: Escala Educacional, 2007, pg. 45-46.