domingo, 18 de outubro de 2009

O primeiro texto em língua portuguesa

A primeira época da história da Literatura Portuguesa inicia-se em 1198 (ou 1189) quando o trovador Paio Soares de Taveirós dedica uma cantiga de amor e escárnio a Maria Pais Ribeiro, cognominada A Ribeirinha, a favorita do rei D.Sancho I.

A Ribeirinha ou Cantiga de Guarvaia / Paráfrase

No mundo non me sei parelha / No mundo ninguém se assemelha a mim,
mentre me for como me vai, / enquanto minha vida continuar assim,
ca já moiro por vós – e ai! / porque morro por vós, e ai!
mia senhor branca e vermelha,/ minha senhora de pele alva e faces
queredes que vos retraia / quereis que vos descreva
quando vos eu vi em saia! / quando vos vi sem manto!
Mau dia me levantei, / Maldito dia! Me levantei,
que vos enton non vi fea! / que não os vi feia!


E ,mia senhor, dês aquel di’, ai! / E, minha senhora, desde aquele dia,
me foi a mi mui mal, / tudo me foi muito mal,
e vós, filha de don Paai / e vós, filha de don Pai
Moniz, e bem vos semelha / Moniz, e bem vos parece
d’haver eu por vós guarvaia, / de ter eu por vós guarvaia, (roupa)
pois eu, minha senhor, d’alfaia / pois eu, minha senhora, como mimo
nunca de vós houve nen hei / de vós nunca recebi
valia d’ua Correa. / algo, mesmo que sem valor.

Paio Soares de Taveirós. In M. Moisés.A literatura portuguesa através dos textos – trovadorismo. 19ªedição,Cultrix, 1990.

Nenhum comentário:

Postar um comentário