domingo, 6 de setembro de 2009

Gêneros Literários I

Muitas teorias e discussões há em torno dos gêneros literários. Os especialistas em teoria literária estão sempre à procura de soluções gerais, nem sempre possíveis ou aceitáveis nos casos particulares.
A palavra gênero, etimologicamente, significa família, raça ou conjunto de seres dotados de características comuns.
Portanto, que viria a ser gênero literário? De maneira muito simplificada, diríamos que gênero literário é um conjunto de obras dotadas de características comuns.
Desde Platão, os três gêneros fundamentais estabelecidos dó: o lírico, o dramático e o narrativo.
Essa tripartição, com todos os matizes de que pode revestir-se, está psicologicamente fundamentada nas três faculdades essenciais da alma humana, fontes de toda mensagem verbal: a sensibilidade, a vontade e a inteligência. Como decorrência surgem, respectivamente, as três funções da linguagem, manifestadas em qualquer obra literária: a expressão ou função expressiva (pela sensibilidade), o apelo ou função apelativa (pela vontade) e a representação ou função informativa (pela inteligência).
Entretanto, essa tripartição, perfeita e lógica na sua essência, pode tornar--se discutível e até errônea na prática, quando aplicada rigidamente a determinadas obras. É que na criação artística confluem as águas dessas três fontes, interpenetrando-se as funções da linguagem. E em certas obras predominará um gênero sobre o outro, mas nunca haverá a expressão pura de um só gênero.
Os modernos críticos, notadamente Todorov, ensinam que os gêneros literários devem ser estudados indutivamente, a partir das características da obra e não a partir de nomes classificatórios.
Assim, fundindo a tripartição tradicional (lírico, épico e dramático), com as diferenciações apontadas pelas modernas teorias literárias, temos quatro gêneros básicos e suas respectivas formas:

Gênero lírico - Poemas de forma fixa: soneto, por exemplo.
Gênero narrativo - Épico (epopéia) ; Ficção: romance, novela, conto, crônica.
Gênero dramático - Tragédia, comédia, tragicomédia, drama, auto.

Gênero ensaístico: ensaio, artigo, análise de texto, oratória, carta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário