domingo, 6 de setembro de 2009

Onde iniciou a Literatura?

A Literatura Portuguesa teve seu início durante a Idade Média, porém, é primordial salientar a importância das literaturas grega e latina, pois foi através delas que muitos autores portugueses se engajaram no caminho literário e se fixaram na história das artes.
Em Os Lusíadas, de Luis de Camões, observamos a grandiosidade dos feitos e a exaltação do herói, que desbrava aventuras mágicas e percorre caminhos de vida e de morte. Tal como o astucioso Ulisses e o bravo Aquiles enaltecidos por Homero, ou do nobre Enéas de Virgílio, Vasco da Gama ora enfrentará a fúria de deuses e outros seres fantásticos, ora por outros será protegido e mantido alerta sobre os perigos que estão por vir. Todos são, por fim, figuras imaginárias que servem de modelo ao homem, seja ele antigo ou medieval.

Antigüidade Clássica
Teve seu início no século IX a.C., com o surgimento, na Grécia, das primeiras manifestações da arte literária, através das obras Ilíada e Odisséia, de Homero, e estendeu-se até o final do século V d.C.
No princípio, a literatura narrava os feitos de personagens heróicos – suas derrotas e vitórias. Este gênero ficou conhecido como épico. Posteriormente, deu-se lugar aos deuses para protagonizarem histórias de amor e ciúme; ganharam aspecto humano e passaram a sentir e agir como mortais, e configurou-se o gênero lírico. E, por fim, surgiu o teatro com o objetivo fundamental de emocionar o público através dos aspectos cômicos e trágicos – o gênero dramático.

.A Ilíada e a Odisséia
Estas duas obras representam os dois maiores modelos de epopéia e têm como principais características a narrativa em grandes dimensões, que retrata o tema de modo heróico, na maioria das vezes, sobrecarregando-o de elementos fantásticos e sobrenaturais.
A presença do mito tem papel fundamental, pois, este irá mostrar outra forma de ver o mundo e estreitar a distância entre o humano e o divino.
Suas narrativas focalizam episódios ocorridos durante a guerra de gregos e troianos e têm, como personagens principais, os heróis lendários Aquiles e Ulisses, cruéis e sanguinários, porém justos e generosos.
Os acontecimentos da Ilíada e da Odisséia se passam durante e depois da Guerra de Tróia, guerra esta ocorrida entre a Grécia e a cidade de Tróia, aproximadamente no século XII a.C. muitos acreditam que os poemas foram escritos entre 800 e 700 a.C.

.Principais Autores
Encontramos, na Antigüidade Clássica, diversos autores que fizeram história na arte literária, tais como:
- Homero – viveu entre os séculos IX e VIII a.C., na cidade de Esmirna e recolheu a poesia que, até então, era oral. Escreveu as duas maiores poesias épicas: Ilíada e Odisséia;
- Hesíodo – descreveu a origem do mundo e dos deuses, reunindo-os em sua obra Teogonia. Preocupava-se com as emoções do homem e desprezava a guerra. Foi ele o responsável pelo surgimento da poesia lírica;
- Pindaro – poeta dos Jogos Olímpicos, foi o símbolo do amor dos gregos pelo esporte e pela beleza do corpo masculino;
- Esopo – autor quase lendário, viveu em Atenas no século V; escreveu fábulas que ensinavam sobre o bem e o mal, através de figuras de animais que assumiam as virtudes e os defeitos do ser humano;
- Ésquilo – precursor da dramaturgia. Escreveu mais de 80 obras e foi o primeiro grande autor trágico;
- Sófocles – deu continuidade à obra de Ésquilo e escreveu Édipo Rei, considerado o “drama de todos nós” (segundo Sigmund Freud, pai da psicanálise).
- Eurípedes – revolucionou a técnica teatral. Preocupava-se com a reflexão sobre controvérsias intelectuais, políticas e éticas. Escreveu Medeia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário