segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Arcadismo

Momento sócio-cultural

. O centro sócio-econômico da colônia desloca-se do Nordeste para o Centro-sul, devido à descoberta de ouro e diamantes em Minas Gerais.

. Ocorre um surto de urbanização em Minas e Rio de Janeiro (que se torna a nova capital da colônia), e aumenta o número de intelectuais.

. Influenciada pelas idéias iluministas e pela Revolução Francesa, ocorre a Inconfidência Mineira, rebelião que intentava a independência do Brasil.

Características literárias

. O Arcadismo opõem-se ao Barroco, procura eliminar da arte os excessos praticados pela literatura barroca. Esse objetivo produziu uma arte simples, sem exageros formais, que pretendia retratar a natureza de modo direto. Outra marca do Arcadismo é o bucolismo (exaltação da vida no campo, idealizada como tranqüila e feliz).

. Uso da mitologia clássica e dos princípios renascentistas: racionalismo, equilíbrio, clareza.

Autores e Obras

. Cláudio Manuel da Costa: participante da Inconfidência Mineira, deixou Obras Poéticas (1768) e o épico Vila Rica (1839).
. Tomás Antonio Gonzaga: outro poeta que participou da Inconfidência. Deixou obra muito influente, onde os destaques são Cartas Chilenas (reunidas entre 1845-1863) e Marília de Dirceu (1792).
. Basílio da Gama: escreveu O Uraguai (1769), poema épico que critica a ação dos jesuítas e enaltece o marquês de Pombal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário