segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Modernismo

Momento sócio-cultural

. As máquinas e o ritmo acelerado da civilização industrial se incorporavam à paisagem brasileira.
. Problemas sociais antigos continuam sem solução, produzindo tensões e conflitos graves. Os meios intelectuais sentem que é preciso reformar o Brasil, mergulhado numa contradição grave: ao mesmo tempo em que se modernizava, mantinha uma organização social arcaica.


Características literárias

. A 1ª fase é a de ruptura com o passado. Humor, uso do coloquial, primitivismo, vanguardas, tudo é válido para criar uma literatura em sintonia com os novos tempos.

. Na 2ª fase se estabelecem o romance regionalista, que retrata uma certa região do país, e a prosa intimista, que estuda o homem urbano.

. A 3ª fase nega algumas das propostas da 1ª e retoma o uso cuidadoso e consciente da palavra. O número de correntes literárias e autores cresce, o que torna difícil classificar essa fase.

Autores e obras

. Mário de Andrade: deixou uma obra vasta e muito influente, onde os destaques são Paulicéia Desvairada(1922), Macunaíma(1928), Contos Novos(1946), Lira Paulistana (1946).
. Oswald de Andrade: incorporou elementos das vanguardas européias em seus poemas. Escreveu Memórias Sentimentais de João Miramar(1924), Pau-Brasil(1925), Serafim Ponte Grande(1933), O Rei da Vela(1937).
. Manuel Bandeira: deixou obra lírica, precisa e simples, mas muito bem construída. Destacam-se Libertinagem(1930), Estrela da Manhã(1936), Itinerário de Pasárgada (1954), Estrela da Vida Inteira(1966).

Nenhum comentário:

Postar um comentário