segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Como elaborar e apresentar Seminários

O que é um seminário?
O seminário é um método de estudo. De acordo com alguns autores, o objetivo último de um seminário é levar todos os participantes a uma reflexão aprofundada de determinado problema, a partir de textos e em equipe.

Sendo assim, todos os participantes têm de ter contato com o texto básico e saber substituir o colega encarregado de determinado tópico. Todos devem saber a mensagem central do texto. (Se for literário ou não, leitura integral). Igualmente, todos devem estar preparados para julgamento e crítica do texto, além de estar preparados para fazer perguntas sobre o texto para os ouvintes (instigando o raciocínio dos participantes).
Roteiro de um seminário
1. Deve-se apresentar material impresso com o tema desenvolvido. No caso de textos literários, resumo da biografia do autor, do texto em questão e da idéia central do texto. Deve haver um trecho do texto, escolhido pelo grupo como central, sobre o qual se deve fazer uma leitura em voz alta.

2. Faça um roteiro do que será falado (incluindo os temas do texto). No caso de ser um texto literário: resumo sobre autor, estilo, obra e temática problematizada da obra em questão.
3. Faça um roteiro de leitura (escrito), com síntese dos momentos lógicos essenciais do texto.
4. Bibliografia: no caso da literatura, dicionários, obras clássicas de abordagem da história da literatura, etc.
Apresentação
-Após uma pequena introdução feita pelo professor, segue-se a apresentação, com o professor passando a palavra ao seminarista ou ao grupo de seminaristas, que devem ter conhecimento das partes previamente divididas entre si.

-Devem-se ter posturas críticas e conclusões pessoais. Quanto mais pessoal for, maior a contribuição dada à sala. Em literatura, a interpretação é fundamental: "o salto para além do texto" (o que o texto quer dizer...).
Recursos audiovisuais
A linguagem predominante em um seminário é a verbal. Isso não significa que não se possa fazer uso de outros recursos, como os audiovisuais, por exemplo: Retroprojetor, filmes, slides, cds e datashow podem (e devem!) ser usados numa apresentação, desde que não substituam a exposição oral. Lembre-se de que tais recursos são apenas apoios.
Postura do(s) apresentador(es)

-O apresentador deve falar em pé, com o esquema nas mãos, olhando para o público como um todo, devendo permanecer sempre de frente para a platéia, mesmo quando usar a lousa, o retroprojetor ou o datashow.
-A fala do apresentador deve ser modulada, ou seja, alta, clara, bem articulada e com entonação variada, para que a explicação não fique monótona.
-Se consultar o roteiro, o apresentador deve fazê-lo sem baixar excessivamente a cabeça, para que a voz não se volte para o chão, prejudicando, assim, a audiência.
-O apresentador deve se mostrar seguro do tema estudado. Além disso, estar atento ao tempo previsto para sua apresentação.
A oralidade
Embora a modalidade usada nos seminários seja, obviamente, a falada, recomenda-se que o apresentador evite certos usos da linguagem oral, tais como os marcadores conversacionais né?, tá?, ahn..., pois, devido ao fato de o seminário ser uma atividade mais formal, tem-se a predominância da variedade padrão da língua, havendo, assim, certa proximidade com a escrita.
Últimas considerações
- Prepare tudo como se fosse assistir ao seu próprio seminário.

- Prepare tudo como se os ouvintes fossem alunos que nada sabem sobre o conteúdo.
- Não leia fichas apenas, mas apresente após decorar, treinar, ensaiar.
- Ignore o professor e fale para a platéia.
- Jamais apresente o seminário se não estiver a par de todos os tópicos, incluindo o vocabulário (no caso da literatura, sobretudo o vocabulário do texto).
- Dificuldades enfrentadas pelo grupo podem fazer parte das conclusões.

. Adaptado de Jorge Viana de Moraes em http://educacao.uol.com.br/portugues/como-elaborar-seminarios.jhtm, em 19/07/2009.

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