segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Parnasianismo

Momento sócio-cultural

. O Segundo Reinado está em crise: a Guerra do Paraguai (que custou muitas vidas e dinheiro ao país) e a cada vez mais intensa campanha abolicionista desgastam o governo de D. Pedro II, que perde continuamente o apoio dos grandes proprietários rurais.
. O eixo econômico e de poder desloca-se para o Sul, devido à decadência da economia e à expansão da lavoura de café.
.Os meios intelectualizados do país sofrem influência das teorias científicas, como o positivismo, o evolucionismo e o determinismo.

Características literárias

. O parnasianismo é a expressão do realismo no plano da poesia, com uma produção objetiva, direta que nomeia os objetos e seres sem exageros sentimentais. Assim, muitas das características realistas são aplicadas ao Parnasianismo.
. Vale ressaltar que além da França, o Brasil foi o único país onde se manifestou o Parnasianismo.

Autores e Obras

. Alberto de Oliveira: iniciou sua produção poética como romântico, mas identificou-se com o Parnasianismo, passando a seguir o ideal “arte pela arte” e a enquadrar-se na rigidez métrica que a escola literária propunha. Sua obra envolve, entre outros livros: Canções Românticas (1878), Meridionais (1884), Sonetos e Poemas (1885), Versos e Rimas (1895).
. Raimundo Correia: são suas obras Primeiros Sonhos (1879), Versos e Versões (1887), Aleluias (1891), Poesias (1898) e Lucindo filho (1898).
. Olavo Bilac: foi hábil no manejo da métrica e dos versos, construindo poemas de rara perfeição formal, porém “superficiais como visão de homem”. Escreveu poesia (Poesias – 1888, Poesias Infantis – 1904, Tarde – 1919) e prosa (Crônicas e Novelas – 1894, Ironia e Piedade – 1916, A Defesa Nacional – 1917, Bocage – 1917), além, de livros didáticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário