segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Realismo-Naturalismo

Momento sócio-cultural

. O Segundo Reinado está em crise: a Guerra do Paraguai (que custou muitas vidas e dinheiro ao país) e a cada vez mais intensa campanha abolicionista desgastam o governo de D. Pedro II, que perde continuamente o apoio dos grandes proprietários rurais.
. O eixo econômico e de poder desloca-se para o Sul, devido à decadência da economia e à expansão da lavoura de café.
.Os meios intelectualizados do país sofrem influência das tórias científicas, como o positivismo, o evolucionismo e o determinismo.

Características literárias

. As principais características do Realismo são: objetividade, racionalismo, texto cuidadoso e objetivo, engajamento (a arte quer modificar uma realidade injusta), crítica aos valores religiosos e burgueses e ao monarquismo.
. O retrato que os realistas fazem da sociedade é objetivo e implacável. Realizam análise psicológica dos personagens, por vezes muito profunda.
. Os autores naturalistas levam os princípios realistas ao extremo. Sua abordagem do homem e da sociedade pode ser chamada biológica; mostram o ser humano condicionado por patologias, taras e impulsos biológicos, além de conduzido pelo papel que a sociedade lhe dá.

Autores e Obras

. Machado de Assis: um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, é considerado o maior escritor da literatura brasileira. Sua obra estuda a condição humana com muita profundidade. Escreveu Helena (1876), Iaiá Garcia (1878), Memórias póstumas de Brás Cubas (1881), Quincas Borba (1891), Dom Casmurro (1899), Esaú e Jacó (1904), Memorial de Aires (1908), além de mais de duzentos contos.
. Raul Pompéia: autor crítico, que denunciou as instituições superadas do Império. Sua obra mais importante é o romance O Ateneu (1888), baseado em sua experiência em colégio interno.
. Aluísio Azevedo: introdutor e principal nome do Naturalismo no Brasil, escreveu O Mulato (1881), Casa de Pensão (1884), O Cortiço (1890).

Nenhum comentário:

Postar um comentário