segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Barroco

Momento sócio-cultural

. A Contra-reforma, movimento da Igreja católica contra o protestantismo, tem grande influência sobre o pensamento barroco, sendo uma das causas da dualidade da época.

. O barroco procurou conciliar o homem e o divino, o sagrado e o profano, o medieval e o renascentista. Daí a profunda angústia do pensamento da época.

. O Domínio Espanhol sobre Portugal (1580-1640) impulsionou a influência do barroco sobre Portugal e Brasil, pois a Espanha foi o primeiro país cultor da estética barroca.

Características literárias

. A característica maior do Barroco é a contradição. Expressa a dualidade de um homem que oscila entre fé e prazer, celestial e terreno.

. A literatura barroca é rebuscada, baseada em uso abusivo de antíteses, figuras de linguagem, inversões sintáticas e exageros, tornando-se, por vezes, obscura.

. Duas tendências dominam o barroco: o cultismo (culto à forma perfeita e ao jogo de palavras) e o conceptismo (jogo de idéias e argumentos).

Autores e Obras

. Bento Teixeira: autor da obra inaugural do barroco brasileiro, Prosopopéia (1601), poema épico com forte influência de Camões.
. Gregório de Matos Guerra: principal nome barroco brasileiro e até hoje objeto de polêmicas. Deixou obra lírica, satírica e religiosa, reunida em livro somente após sua morte.
. Padre Antonio Vieira: maior orador e escritor sacro da língua portuguesa, deixou magnífica obra, em que se destacam os Sermões (1679-1718, 15 volumes), História do Futuro (1718), etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário