segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Quinhentismo

NO BRASIL

Momento sócio-cultural

. É o momento das grandes navegações e descobertas: em busca de riquezas, as nações européias enviam expedições marítimas, que as põem em contato com outras culturas. Portugal é uma das principais potências marítimas e possui colônias ou relações comerciais na América, Ásia e África.
. Dois objetivos distintos (e até contraditórios) guiam as navegações portuguesas: a expansão do cristianismo e o desejo de conquistas e de enriquecimento.

Características literárias

. A literatura produzida no Brasil do século XVI não possui traços próprios. Apenas descreve as características do território recém descoberto. É uma literatura sobre o Brasil e não uma literatura do Brasil.
. Destacamos a literatura informativa – descrição das terras brasileiras, em tom de deslumbramento, e a literatura jesuítica – obras que exaltam a fé cristã, visando à conversão dos índios.

Autores e Obras

. Pero Vaz de Caminha: autor da Carta, documento de inestimável importância por ser a primeira descrição do Brasil.
. José de Anchieta: principal humanista clássico do Brasil. Escreveu poemas religiosos que exaltavam a colonização e a primeira gramática do tupi. Obras: Na Festa de São Lourenço (1583), Arte de Gramática da Língua mais Usada na Costa do Brasil (1595).


EM PORTUGAL (RENASCIMENTO OU CLASSICISMO)

Momento sócio-cultural

. Renascimento: revalorização dos modelos culturais da Antiguidade clássica pela burguesia mercantilista.
. Grandes navegações e desenvolvimento do antropocentrismo (humanismo).
. Reforma protestante: crise da Igreja católica.
. Nascimento da ciência moderna.

Características literárias

. Humanismo, antropocentrismo, racionalismo (decadência dos valores religiosos).
. A arte como mimese: imitação de modelos da Antiguidade – harmonia, equilíbrio, proporção de formas.
. Substituição da medida velha medieval (versos de 5 e 7 sílabas métricas – redondilha menor e redondilha maior) pela medida nova, proveniente da Itália (versos decassílabos – soneto).
. Poesia lírica e poesia épica.

Autores e Obras

. Luis Vaz de Camões, poeta-filósofo:
-Poesia lírica de influência medieval e clássica, de temática variada e abrangente (os mistérios da condição humana, a presença do homem no mundo, os conceitos e contradições amorosas, etc).
-Poesia épica, Os Lusíadas, narração da heróica viagem de Vasco da Gama às Índias e a eternização de um dos momentos mais gloriosos de Portugal, a época das grandes navegações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário