segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Romantismo

Momento sócio-cultural

. Recém independente, o Brasil procura afirmar sua individualidade como nação, busca o reconhecimento perante outras nações.
. Ascensão da burguesia e de seus valores: liberdade individual e liberalismo. Porém, logo surge insatisfação com o cotidiano da vida burguesa, o que gera um sentimento de tédio e desencanto com o mundo, expressos pela arte romântica.

Características literárias

. Negação dos valores pregados pelo Arcadismo: a arte deve ser subjetiva, emotiva, sua força deve estar no conteúdo; o artista expõe seu mundo interior.
. O culto à forma é rejeitado. Em nome da liberdade de expressão o artista dispõe da forma como bem entende.
Os temas principais do Romantismo (introversão, tédio, nacionalismo, amor, morte) são tratados de forma sentimental e imaginativa.

Autores e Obras

. Gonçalves Dias: considerado o primeiro poeta genuinamente nacional, deixou obra vasta, destacando-se Primeiros Cantos (1847), Os Timbiras (1857), Últimos Cantos (1851).
. Álvares de Azevedo: maior nome da geração mal-do-século. Escreveu Lira dos Vinte Anos (1853), Noite na Taverna (1855), Macário (1855).
. Castro Alves: expoente da geração condoreira, denunciou a escravidão, defendeu a liberdade e exaltou a mulher. Deixou Espumas Flutuantes (1870), A Cachoeira de Paulo Afonso (1876).
. José de Alencar: defensor de uma literatura realmente brasileira, que aliasse consciência nacional ao rigor estético. De sua vasta e influente obra destaca-se O Guarani (1857), Iracema (1865), Ubirajara (1874), O Sertanejo (1875).
. Manuel Antonio de Almeida: deixou Memórias de um Sargento de Milícias (1855), importante retrato do Rio de Janeiro do período joanino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário